Relacionamentos Felizes

Como estudar e realmente aprender para passar em concursos?

Home Estudo Consciente Como estudar e realmente aprender para passar em concursos?

Como estudar e realmente aprender para passar em concursos?

Tenho atendido muitas pessoas com tamanho estresse, pelo fato de estudarem de forma equivocada, que senti a importância de esclarecer a mais pessoas como podem aprender com mais proveito.

A grande maioria das pessoas foi acostumada a pensar e agir de acordo com o paradigma cartesiano, baseado no raciocínio lógico, linear, sequencial, deixando de lado suas emoções, a intuição, a criatividade, a capacidade de ousar soluções diferentes.

Antônio Damásio, respeitado e premiado neurologista português, radicado nos Estados Unidos e com muitos trabalhos publicados, em seu recente livro: “O erro de Descartes”, afirma que “o ponto de partida da ciência e da filosofia deve ser anti-cartesiano: “existo (e sinto), logo penso”.

Psicólogos, neurologistas e pesquisadores veem descobrindo sobre o funcionamento do cérebro. A percepção da Teoria das Inteligências Múltiplas, a avaliação das aptidões cerebrais dominantes e com técnicas que foram criadas para acelerar a aprendizagem, tornou-se muito mais fácil aprender e gravar na memória o que estudamos. Desde que os dois hemisférios estejam harmonizados!
Cada hemisfério cerebral tem funções diferentes e complementares, isto significa que, se ambos não “caminharem” juntos em direção a um objetivo, não chegarão lá. Como um pássaro de uma asa só, se sair do lugar será andando e não voando…

O que ocorre com as milhares de pessoas que querem passar em vestibulares ou concursos? Passam dias e noites focados em livros, “enchendo” o lado esquerdo, considerado racional, com informações, deixamos de lado os benefícios contidos no hemisfério direito, como a imaginação criativa, a serenidade, visão global, capacidade de síntese e facilidade de memorizar, dentre outros. Desta forma, no momento necessário não se recordam do conteúdo estudado! É o lado direito que grava memórias de longo prazo! Sabia disso?

É necessário buscar o equilíbrio e a integração entre os dois hemisférios, equilibrando o uso de nossas potencialidades.
Nossa mente regula suas atividades através de ondas elétricas que são registradas no cérebro, emitindo minúsculos impulsos eletroquímicos de variadas frequências, podendo ser registradas pelo eletroencefalograma. Essas ondas cerebrais são conhecidas como:
Beta – emitidas quando estamos com a mente consciente alerta ou nos sentimos agitados, tensos, com medo, variando a frequência de 13 a 60 pulsações por segundo na escala Hertz;
Alfa – quando nos encontramos em estado de relaxamento físico e mental, embora conscientes do que ocorre à nossa volta, sendo a frequência em torno de 7 a 13 pulsações por segundo;
Teta – mais ou menos de 4 a 7 pulsações, é um estado de sonolência com reduzida consciência;
Delta – quando há inconsciência, sono profundo ou catalepsia, emitindo entre 0,1 e 4 ciclos por segundo.
A onda cerebral alfa é a ideal para aprendermos novas informações, guardarmos fatos, dados, elaborarmos trabalhos difíceis, aprendermos idiomas, analisarmos situações complicadas.

De acordo com neurocientistas, analisando eletroencefalogramas de pessoas submetidas a testes para pesquisa do efeito da diminuição do ritmo cerebral, o relaxamento atento ou o profundo, produzem aumentos significativos de beta-endorfina, norepinefrina e dopamina, ligados a sentimentos de clareza mental ampliada e de formação de lembranças, e que esse efeito dura horas e até mesmo dias. É um estado ideal para o pensamento sintético e a criatividade, funções próprias do hemisfério direito.

Podemos conseguir isto com: exercícios físicos, meditação, yoga, sessões terapêuticas, reiki, respirações e músicas adequadas como new age, por exemplo.
O ideal é que nos utilizemos de todo o potencial do cérebro, riquíssimo, surpreendente!

Seremos lógicos e intuitivos, práticos e sonhadores, racionais e emotivos, seguiremos os padrões vigentes e utilizaremos a nossa criatividade, teremos “os pés no chão e a cabeça nas estrelas”… Seremos, enfim, do céu e da terra, captando todos os ensinamentos com facilidade, independente da faixa etária. Isto nos tornará muito mais capazes e autoconfiantes.
Às quintas-feiras no Renascer Saúde temos encontros de meditação gratuitos. Aproveitem!

Marta Franco – empresária, terapeuta e coach. Atua no Brasil e Exterior. www.renascersaude.com.br – contato@renascersaude.com.br

Contato

Cadastre-se na nossa Lista VIP e receba em seu e-mail todos os conteúdos e materiais